sábado, 1 de setembro de 2018

SÉRIE A RODADA 22: UM LAMENTÁVEL VASCO X SANTOS


 
Santos e Vasco, partida adiada no primeiro turno, fonte Lance! (FOTO: Flavio Hopp / RAW Image)

A 22ª rodada começa nesse sábado com jogos a partir das 16h00, estendendo até às 21h00. Teremos vários confrontos interessantes. Vale dizer aqui que metade das partidas, cinco, são confrontos dos considerados grandes, que eu classifico cada partida de Clássico da Dúzia, referência ao fato de termos 12 clubes no Brasil considerados grandes.

PELA ÓTICA DOS PATAMARES

Nessa rodada temos a prevalência de confrontos entre os patamares A e B. São quatro, ocupando as primeiras prateleiras do nosso sistema de avaliação de partidas, sendo justamente os quatro confrontos dos Clássicos da Dúzia. Enquanto que o quinto clássico é um confronto entre B e C, e não B e B. como se esperaria. O último do patamar B contra o primeiro do patamar C, ficando na prateleira baixa. Por isso o título do nosso post, o lamentável Vasco e Santos.

Teremos apenas dois confrontos intrapatamares, sempre ocupando a última tábua das suas prateleiras. O Atlético Paranaense e Bahia no B. clubes que ocuparam bom tempo no patamar C. E um daqueles confrontos de pouco peso, apenas 04 para um mínimo de 03.

Concluímos que nem os clubes do patamar A e os da parte superior da B, Cruzeiro, Corinthians e Fluminense, que brigam para pegar uma possível 7ª vaga na Libertadores do ano que vem. Sem menosprezar o intruso América. E intruso aqui é um elogio. Um reconhecimento.

PELA ÓTICA DAS PRATELEIRAS


PRATELEIRA ALTA
COL.
MANDANTE
X
VISITANTE
P.P
C.P
01
CRUZEIRO-MG
X
INTERNACIONAL-RS
33
A X B
02
SÃO PAULO-SP
X
FLUMINENSE-RJ
31
A X B
03
CORINTHIANS-SP
X
ATLÉTICO-MG
28
A X B

Jogos interessantes envolvendo clubes dos quatro estados representados na Dúzia (grupo dos 12 maiores clubes). Temos o São Paulo e Corinthians pelo São Paulo, Cruzeiro e Atlético por Minas Gerais, Fluminense pelo Rio de Janeiro e Internacional pelo Rio Grande do Sul. Vale destacar que Internacional segue na primeira prateleira, enfrentando clube bem classificados. Fluminense, apesar de ser do patamar B segue também na primeira prateleira.

PRATELEIRA MÉDIA
COL.
MANDANTE
X
VISITANTE
P.P
C.P
04
GRÊMIO-RS
X
BOTAFOGO-RJ
25
A X B
05
CHAPECOENSE-SC
X
PALMEIRAS-SP
21
A X C
06
FLAMENGO-RJ
X
CEARÁ-SC
20
A X C
07
ATLÉTICO-PR
X
BAHIA-BA
18
B X B

Aqui na Média temos o intrapatamar Atlético Paranaense contra o Bahia, jogo da reabilitação. Os dois clubes vêm numa ascensão necessária e no momento certo. Ambos ainda seguem na Sulamericana.

Abrindo a prateleira o quarto confronto entre patamares A X B. Flamengo e Palmeiras, ao fazer confrontos com equipes do Patamar C conseguem sobreporem em peso ao B X B.

O Ceará permanece na Média pelo fato de estar enfrentando, como no início do campeonato, clubes de maiores investimentos. Se quiser permanecer na Série A, esperando um possível clássico com o Fortaleza que está com grandes chances de subir, liderando a Série B, e fechar o trio de sucesso com o acesso do Ferrão, um clube ressurgente, depois de tantos anos na segundona estadual.

PRATELEIRA BAIXA
COL.
MANDANTE
X
VISITANTE
P.P
C.P
08
VITÓRIA-BA
X
AMÉRICA-MG
17
B X C
09
VASCO DA GAMA-RJ
X
SANTOS-SP
13
B X C
10
SPORT-PE
X
PARANÁ-PR
04
C X C

Na parte baixa dos nossos confrontos desse início de Setembro temos ali os Vasco e Santos, limítrofes entre o Patamar B e C. Sport que vem nunca descendência sem precedentes, enfrenta o rastejante Paraná que não cansa de segurar a lanterninha. Vem jogando bem. Um jogo para tentar sair de onde está, já que seu concorrente direto enfrentará o Flamengo, precisando de vitória depois da eliminação na Libertadores.

Vitória e América marcam mais um confronto entre Mineiros e Baianos. Não se trata do confronto protagonista, mas coadjuvante, necessário para ambos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário