domingo, 2 de março de 2014

FUTEVÔLEI EM MUTUM: UMA ALTERNATIVA NO ESPORTE

Estamos redenominando nossa coluna de entrevista DIÁLOGOS AMISTOSOS  para DIÁLOGO DE BASE e estreando aqui no blog esportivo CLAUDIO ESPORTIVO para falar de um evento importante acontecido durante o mês de fevereiro, dias 10, 12 e 15, atrás do CAPs. Trata-se do torneio de futevôlei que tomei conhecimento através do meu amigo e companheiro de projetos esportivos como o Festival de Xadrez, Eduardo Silvério, conhecido como Dudu, professor de educação        física e de escolinha de futsal.
BLOG: Futevôlei é um esporte praticado em praias, difundido muito a partir de atletas de renome do Rio de Janeiro, sobretudo nos anos 90, como Romário, Renato Gaúcho, Edmundo, entre outros. Como surgiu a ideia de fazer um torneio de futevôlei em Mutum?
R.Surgiu em período em que estávamos treinando no esporte clube Mutum, antes dos treinos(Dudu, Paulinho, Leandro, Neguinho, Linik Rafael, Tiaguinho, Fabinho e outros...)colocávamos cones no chão e apenas brincávamos de futevôlei com as regras todas adaptadas, essa situação foi evoluindo...e definirmos procurar um local próprio para a prática do mesmo,conseguimos um lote da prefeitura(atrás do CAPS) então com muito esforço e ajuda de algumas pessoas, iluminamos e transformamos aquele local em um lugar adequado para a prática do futevôlei.
BLOG: Explique como se forma um time de futevôlei, quantidades de atletas, material necessário para a prática desse esporte, habilidades básicas, etc.
R: Bom,uma equipe é formada entre dois atletas(2x2) em competições simples, mas, em alguns lugares podem se formar 3 x 3 ou 4x4, além do local adequado, precisamos de uma bola que é específica e rede. É um esporte que exige uma imensa habilidade dos seus praticamente,nele encontramos os fundamento de passe, recepção ou defesa, saque, levantamento e ataque.

BLOG: Quais os desafios para realizar um torneio como esse?
R- Em cidades como Mutum, sempre encontramos dificuldades no apoio para essa realização, muitas vezes temos que tirar dinheiro do bolso para fazer os eventos... foram 3 campeonatos com esse!
1º Etapa: vencedores foram eu e o Tiaguinho, Rafael e Linik foram vice.

2º Etapa: vencedores foram Paulinho e Neguinho,  vice foi eu e o Rafael.
3º Etapa: vencedores foram eu e o Paulinho, vice foram o Valber e Everton.
BLOG: Esse torneio teve a participação de quantos times?
Tivemos 5 (cinco) duplas... todos contra todos com as quatro melhores disputando as semifinais e depois os dois melhores nas finais.
BLOG: Como foi a presença de torcedores, que na verdade poderíamos chamar de prestigiadores?
R- Tivemos um público considerável. Até pelo fato de não termos divulgado.
 BLOG: Você vê possibilidade dessa modalidade esportiva “pegar” em Mutum?
R-Olha, se não houver políticas públicas em favor dos esportes em geral, eu acho complicado até conseguirmos manter esse projeto, ações como essa deveriam ser financiadas e até mesmo incentivada pela prefeitura, tivemos apoio da prefeitura é bom destacarmos isso, mas, o apoio vai  muito além do que foi feito.
BLOG: Entre os atletas participantes, quais foram, na sua opinião, os destaques:
R- Considero esses grandes atletas de futevôlei: Tiaguinho, Paulinho, Rafael, Heverton,  Valber e Neguinho. são atletas de muito recurso ténico.


Em outras oportunidades estaremos conversando mais com Eduardo Silvério sobre outros projetos já realizados em Mutum como o Projeto Esperança e o Festival de Xadrez, em parceria com a AMMVA (Associação de Mutuenses Moradores do Vale do Aço)

LEIA TAMBÉM ENTREVISTAS ANTERIORES NO BLOG CULTURAL:

Nenhum comentário:

Postar um comentário