segunda-feira, 24 de julho de 2017

MUTUM COMANDA 10% DO BRASILEIRÃO

O blog Mutum Desportivo registra nessa postagem um fato único no futebol mutuense. Para entender partiremos de uma pergunta simples: Quais as chances de um município com menos de 30 mil habitantes ter dois conterrâneos comandando times da primeira divisão do Brasil? Pouca. Mas Mutum tem no momento dois técnicos comandando clubes da série A. Fabiano Soares no Atlético Paranaense e Vinícius Eutrópio na Chapecoense.

FABIANO SOARES


Com relação à naturalidade de Fabiano Soares, encontramos duas informações. A que ele nasceu em Mutum - MG e a que ele tenha nascido no Rio de Janeiro - RJ. A Wikipédia, O GOL e a revista VEJA dão como Rio de Janeiro – RJ. Mas há aqui em Mutum várias pessoas, sejam parentes, sejam amigos, que afirmam que ele é sim de Mutum.
Mas outras fontes nos revela que Fabiano Soares Pessoa nasceu de fato em Mutum, veja a ficha do Botafogo-RJ de 2002, da revista Placar.

Outra fonte são as informações que seu tio Astrogildo Valério, presidente do Democrata de Governador Valadares passou para o jornalista Albino de Oliveira, repostado aqui em Mutum pelo site MutumOnLine recentemente.
Apuramos que Fabiano Oliveira é filho de Adolfinho Pessoa e Lídia Soares, e que semana passada sua família esteve aqui em Mutum. Portanto, contradizendo a Wikipédia, afirmamos que ele é mutuense.
Atualmente ele tem a missão de levar o furacão para melhores posições no Brasileirão, bem como avançar na Libertadores.

VINÍCIUS EUTRÓPIO


Quanto a Vinícius Soares Eutrópio, não há dúvida. Todas a fontes consultadas dão conta de sua naturalidade aqui nas terrinhas da Guaxima.  Jogando apenas em times brasileiros, começou no América-MG e encerrou sua carreira no Náutico-PE em 2000, teve suas atividades no exterior quando treinador do Estoril de Portugal, clube que Fabiano Soares se encontrava ao vir para o Atlético Paranaense, e no Emirados Árabes Unidos. Foi por bom tempo auxiliar de Parreira, inclusive na Copa do Mundo de 2010 na seleção da África do Sul. Hoje tem o desafio de comandar a Chapecoense nesse processo de reconstrução. Já esteve treinando a equipe do oeste catarinense em 2015.

A curiosidade é que ambos nasceram no ano de 1966. Fabiano Soares é apenas 17 dias mais velho que Vinícius Eutrópio. Ele nasceu no dia 10 de junho ao passo que Vinícius nasceu no dia 27 do mesmo mês além de haver um grau de parentesco entre eles.
 
Mutum-MG
Há municípios com mais de dois técnicos nesse momento na Série A, Rio de Janeiro com 4 e Curitiba com 3. Mas município considerado de pequeno a médio porte quando se trata de população absoluta ter dois técnicos é realmente difícil. Se fosse apenas um, seria mais razoável, já que nesse momento, Guaporé-RS, com 24.667 habitantes (Censo 2016) e Passo do Sobrado-RS com 6.402 (Censo 2016) são municípios que estão presente também no comando do primeiro patamar do futebol brasileiro com Renato Portaluppi (Grêmio-RS) e Mano Menezes (Cruzeiro-MG).

No levantamento que fizemos sobre os municípios de origem dos vinte técnicos da Série A, alguns fatos interessantes:
1º) Dos clubes do Rio de Janeiro, apenas o Vasco da Gama não é comandado por técnico carioca;
2º) Os três técnicos curitibanos, Levir Culpi, Gilson Kleina e Cuca, comandam times paulistas.
3º) Nesse momento que estamos fechando a postagem, o Vitória está sem técnico. Mas tanto o demitido Alexandre Gallo, como o mais contado para assumir o clube, Vagner Mancini, são do mesmo município, Ribeirão Preto-SP.
 
Passo do Sobrado - RS
Veja a distribuição Geográfica dos técnicos relacionados aos municípios de origem:

RIO DE JANEIRO-RJ
José Ricardo  - Flamengo /RJ
Abel Braga – Fluminense /RJ
Jair Ventura – Botafogo/ RJ
Jorginho – Bahia/BA

CURITIBA/ PR
Cuca – Palmeiras /SP
Gilson Kleina – Ponte Preta/SP
Levi Culpi – Santos/SP

MUTUM – MG
Fabiano Soares – Atlético/PR
Vinícius Eutrópio – Chapecoense /SC

PEDRO LEOPOLDO – MG
Marcelo Oliveira – Coritiba /PR

NOVA IGUAÇU – RJ
Vanderlei Luxemburgo ­– Sport/PE

SÃO PAULO – SP
Fábio Carille – Corinthians/SP

SANTOS – SP
Claudinei Oliveira – Avaí/SC

ARARAQUARA – SP
Dorival Júnior – São Paulo/SP

MIRASSOL – SP
João Paulo Santos – Atlético/GO

RIBEIRÃO PRETO – SP
Vagner Mancini - Vitória/BA***

GUAPORÉ – RS
Renato Portaluppi – Grêmio/RS

PASSO DO SOBRADO – RS
Mano Menezes – Cruzeiro/MG

CRICIÚMA – SC
Milton Mendes – Vasco da Gama/RJ

SALVADOR – BA
Rogério Micale – Atlético/MG

***Mais cotado para assumir o clube.
   
MATEMÁTICA SIMPLES: Se são vinte clubes na Série A (Brasileirão), então cada técnico representa 05%. Como Mutum-MG é a terra natal de dois técnicos, logo, Mutum comanda 10%.

 Agradecimentos: Carlos Lineu Teixeira (Lineu da Crax Sat)

Um comentário: