sábado, 17 de setembro de 2016

CLÁUDIO EMERSON PANDORA: UM DESPORTISTA COM UMA CAIXA DE EXPERIÊNCIA

O BLOG MUTUM DESPORTIVO bateu um papo com Cláudio Emerson de Souza Oliveira, conhecido como Pandora no meio futebolístico.
Cláudio Emerson Pandora é o diretor técnico atual do Projeto SuperAção aqui em Mutum.
Natural de Italva-RJ, onde ainda reside e coordena junto com seus familiares a empresa P4SPORT Acessoria, Treinamento Funcional e Consultoria Esportiva e a escolinha de futebol Guerreirinhos do Fluminense. Cláudio Emerson Pandora começou nas bases do Vasco da Gama, jogando juntamente com Carlos Germano (goleiro), Bismarck e Sorato.
Jogando como zagueiro, atuou em times do Rio de Janeiro como Cardoso Moreira, Teresópolis e Itaperuna. No Paraná atuou pelo Nacional de Rolândia e Matsubara de Cambará. No Espírito Santo atuou pelo Rio Bananal quando este estava na primeira divisão capixaba e na Aracruz. Também jogou pelo Colo-Colo de Ilhéus (Bahia) e teve sua experiência internacional durante seis meses no futebol vietnamita (Hanói T & T) quando o mercado do sudoeste asiático estava começando a se abrir para os jogadores brasileiros.
PANDORA NO ELENCO DO CARDOSO MOREIRA EM 2007
(FONTE: http://jornalnarede.blogspot.com.br/)
Ele considera como marca da carreira a sua participação na campanha de acesso do Cardoso Moreira-RJ em 2007 e a participação deste modesto time na Primeira Divisão Carioca em 2008.
No jogo contra o Botafogo, no dia 27 de março de 2008, em partida válida pelo carioca, única participação do clube do norte fluminense, no Engenhão, ocorreu um fato inusitado. Esse jogo marcou Cláudio Emerson Pandora pelo que fato dele ter atuado apenas um minuto e sido expulso. Vindo o Botafogo vencer por 1 x 0 em gol contestado de Wellington Paulista. É justamente esse jogo que lhe veio a mente quando questionado sobre o jogo mais marcante da sua carreira.
FICHA TÉCNICA DO JOGO BOTAFOGO X CARDOSO MOREIRA
Segundo Cláudio Emerson Pandora, o projeto SuperAção é excelente não somente por ser um bom projeto esportivo, mas sobretudo por ser um projeto social, contribuindo para a formação humana dos beneficiários do projeto. É verdade que nem todos os garotos integrantes do projeto virão a ser atleta profissional. Mas os ganhos de fazer parte desse empreendimento estão na própria participação do mesmo.
FONTE: URURAU.COM.BR
No entanto, com a experiência que ele tem e a visão sobre o mundo do futebol, e muito desse know how  ele atribui à sua convivência com técnicos como Duílio, Charles Guerreiro, Rubens Filho e outros que contribuíram com sua formação atlética e humana.
Ele vê que o futebol em Mutum é bem visto, muita gente gosta. Lembra que chegou a Mutum por intermédio, entre outros, do desportista e ex-vereador, Marcus Brandão e Eduardo Vita. Também vê a possibilidade de apoiar outros esportes através da sua empresa, como o evento de domingo passado, dia onze, o Encontro de Mountain Bike - Pedal Solidário.
Sua missão é, além de trabalhar a formação, possibilitar que alguns adolescentes e jovens possam fazer experiências em times profissionais, como o Fluminense, onde esse ano teve a oportunidade de levar Bruno Carvalho e no ano passado, Marcos Junior, para o Botafogo.
No entanto, mesmo que o clube reconheça a capacidade técnica do garoto, nem sempre a posição de atuação do atleta é necessariamente a carência do clube naquele momento. Participar de oportunidades de ser apresentado a um clube profissional faz parte do processo, ainda que naquela oportunidade não se viabilize a permanência no mesmo.
O trabalho com futebol de Cláudio Emerson Pandora vai além de Italva e Mutum. Prova disso é o trabalho desenvolvido em conjunto com o União de Marechal Hermes que estará levando promessas do nosso futebol para o México ainda esse ano.
Mas nem tudo está bem no futebol. Pandora vê necessidade de melhor organização nas federações e confederaçÃO (CBF), repensar a relação clube e empresário e melhor capacitação administrativa dos dirigentes, sobretudo dos clubes médios do nosso futebol.

O BLOG MUTUM DESPORTIVO agradece a atenção dipensada por Cláudio Emerson de Souza Oliveira, Pandora, compartilhando conosco suas atuações e visões sobre futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário