quinta-feira, 19 de novembro de 2015

ENXADRISTAS DE MUTUM: WALACE CALIXTO

O xadrez é considerado uma elevada criação do gênero humano, mesmo que voltado para o prazer lúdico (jogo = brincadeira = esporte), e que se difundiu desde sua debatida origem (China , século III A.C. !? ou Índia, século IV, de nossa era) por praticamente todas as culturas e países do mundo inteiro. Em seu aspecto formal, o xadrez liga-se à ciência por empregar o método e o pragmatismo científico em seu estudo técnico bastante rigoroso; une-se igualmente à arte, devido ao valor e impacto estéticos originais derivados do esforço de se “jogar bem e bonito” e de seu inerente desafio de criatividade; e, por fim, também ao esporte no sentido lato por envolver dois adversários em luta direta a partir de condições iguais, sob regras previamente definidas, e que medem entre si, e ante os demais, certas habilidades típicas. E o xadrez ainda dispensa a exigência de qualquer biótipo físico, não valorizando à priori qualquer competidor por ser naturalmente mais rápido, mais alto, ou mais forte do que outro concorrente. (FBX.COM.BR)


A SÉRIE ENXADRISTAS DE MUTUM faz menção a mais um mutuense jovem que pratica esse esporte em crescimento a partir do desenvolvimento da internet.

Wallace Calixto é mais um fruto do trabalho da AMMVA (Associação dos Mutuenses Moradores do Vale do Aço), através do esforço de seu presidente, Deusdeth Junior Amorim, juntamente com a Fundação Brasileira de Xadrez (FBX) na pessoa do professor Geraldo Antonio Filho.

Wallace Calixto  que atualmente estuda Bacharelado em Física na Universidade Federal do Espirito Santo (UFES), nos conta que seu envolvimento com o Projeto de Xadrez começou muito cedo, quando tinha em torno de 7 anos, com o professor José Antônio Barcelos quando ainda estudava na Escola Estadual Juarez Calixto da Cruz Jr, em Santa Rita.
Por causa dos estudos joga ocasionalmente, mas no futuro ainda pretende jogar profissionalmente.

Sempre foi seu sonho jogar xadrez profissional, tornar se GM (Grande Mestre de Xadrez), lamenta o fato de ainda não ter tido essa oportunidade.

Ele ainda ressalta o apoio de sua família, sempre o incentivando. Disputou campeonatos escolares, Jemg, festivais da FBX, entre outros eventos em Mutum e região.

Questionado sobre seu ponto forte, ele responde que sempre foi o início do jogo, sempre teve um grande conhecimento teórico de aberturas, sempre ganhou os jogos logo no começo, em muitas vezes seus adversários nem percebiam que o jogo já havia acabado uns 5 movimentos atrás.


Segue ele: “Sempre tive habilidade em jogos abertos, com muitas armadilhas, jogos com várias oportunidades de inovar. Mas sempre tive algumas posições preferidas, como a defesa siciliana, gambito do rei, sempre posições mais ousadas para surpreender os adversários.”

Ele pratica xadrez com seu amigo Walysther Caio, jogando quando há oportunidade.

Leia a postagem sobre Walysther Caio em: 


Walace Calixto termina com uma dica para quem pratica Xadrez e um recado para quem ainda não pratica:

Sempre persistir em seus sonhos, treinar muito e estudar bastante para conquistar seus objetivos. Pois o objetivo é sempre o xeque-mate.”


Todas as pessoas deveriam experimentar esse magnifico jogo, que nos ensina a pensar. O xadrez só tem a acrescentar conhecimento em sua vida.”

O blog MUTUM ESPORTIVO e o blog MUTUM PEDAGOGICO, agradecemos a atenção de mais um enxadrista mutuense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário