sexta-feira, 3 de agosto de 2018

PRÉ-RODADA DA SÉRIE A : 17ª RODADA

Final do Brasileirão de 1982
Fonte: TODO FUTEBOL


Assim como já estamos analisando as rodadas da Série B, estamos enfrentando o desafio de fazer a análise da série A.
Seguiremos focando as duas análises desenvolvidas por esse blog, Pela Ótica das Prateleiras e Pela Ótica dos Patamares. Então como alguns interessam mais pela Série A, vamos explicar como são feitas as análises.
PELA ÓTICA DAS PRATELEIRAS: É feito uma análise as partidas quanto ao seu valor. Isso é feito a partir da pontuação das partidas dando a cada uma um peso baseado na classificação de momento dos times envolvidos no confronto. Elaboramos até uma fórmula matemática onde o PP=42-(CM + CV). PP = Peso da partida; CM = colocação do mandante; CV = colocação do visitante. Dividimos as dez partidas da rodada em três prateleiras. Na prateleira A fica com os confrontos de maiores pesos; na prateleira B ficam as partidas da quarta à sétima colocação e na prateleira C estarão as três partidas de menores pesos.
PELA ÓTICA DOS PATAMARES: Aqui dividimos as equipes em três patamares, A (6 primeiros colocados), B (do 7º ao 14º colocado e C (6 últimos colocados). Então vemos se as partidas são entre clubes entre quais patamares. Qual cruzamento de patamares há maior quantidade de partidas. Logo que o patamar B por conter oito clubes acaba sempre envolvido em maiores números de confrontos. Quanto isso não ocorre temos então uma rodada típica.

PELA ÓTICA DAS PRATELEIRAS
PRIMEIRA PRATELEIRA
COL.
MANDANTE
X
VISITANTE
P.P.
01ª
GRÊMIO-RS
X
FLAMENGO
36
02ª
ATLÉTICO-MG
X
INTERNACIONAL-RS
35
03º
SÃO PAULO-SP
X
VASCO DA GAMA-RJ
28

GRÊMIO-RS X FLAMENGO-RJ: A partida que ocupa o maior peso vai ser uma daquelas coincidências recorrentes nos últimos anos por essa época, clubes que acabaram de se confrontarem pela Copa do Brasil, também se enfrentam pelo brasileiro, e vice-versa.  Espera-se ser um confronto e tanto. Tentaremos acompanhar essa partida incrível. Um confronto de tirar o fôlego. O Flamengo vem fazendo partidas memoráveis. Nosso palpite é um empate.

ATLÉTICO-MG X INTERNACIONAL-RS: Os dois gaúchos estão nas partidas de maiores pesos. Também é a segunda partida entre patamares A. Seria dois confrontos Top 5 que usamos para acompanhar as cinco principais ligas da Europa. Atlético deve ir para cima para tentar recuperar uma posição próxima dos líderes. Nosso palpite é vitória do Galo.

SÃO PAULO-SP X VASCO DA GAMA-RJ: O surpreendente São Paulo-SP do pós-copa enfrenta o Vasco em queda até nesse momento. Veremos como o Vasco vai reagir depois de sofrer uma goleada para o Corinthians-SP. Nosso palpite é vitória do São Paulo.

SEGUNDA PRATELEIRA
COL.
MANDANTE
X
VISITANTE
P.P.
04ª
AMÉRICA-MG
X
PALMEIRAS-SP
26
05º
VITÓRIA-BA
X
CRUZEIRO-MG
20
06ª
FLUMINENSE-BA
X
BAHIA-BA
18
07ª
CORINTHIANS-SP
X
ATLÉTICO-PR
17

GERAL: Considerando que o peso indicado para as partidas da 2ª prateleira fica entre 15 e 28, não há anormalidades. O fato de termos dois confrontos no patamar A faz com que tenhamos clubes da zona de rebaixamento envolvidos aqui na segunda prateleira.

AMÉRICA-MG X PALMEIRAS-SP: O Palmeiras tentando se aproximar das equipes que teriam hoje vagas diretas na fase de grupos da Libertadores contra um América que pensa apenas em se manter na Série A, um sonho plausível, evitando o efeito ioiô. Nosso palpite é uma vitória do América para criar desafios para o Felipão.
VITÓRIA-BA X CRUZEIRO-MG: Para o Vitória é mais um desafio na sua epopeia de fugir da zona escura do rebaixamento. A equipe não quer dessa vez ficar zanzando próximo ao fosso da degola (descenso). O Cruzeiro é o mineiro que aparentemente tem o confronto mais fácil, visita Salvador uma rodada após o Galo ter empatado no final com o Bahia. Arriscaremos aqui um empate.

FUMINENSE-RJ X BAHIA-BA: Ver as duas equipes baianas na 2ª prateleira não é em toda rodada. O Fluminense vem eufórico com o bom desempenho diante do Defensor na Sulamericana. Mas o Bahia também, na Sulamericana diante do também uruguaio Cerro, depois o Atlético pelo Brasileiro num hercúleo empate e Palmeiras pela Copa do Brasil com outro empate honroso. Está fora da zona de rebaixamento mas precisa de vitória para dar consistência. O Bahia deve jogar fechado e arrancar o empate no Rio.

CORINTHIANS-SP X ATLÉTICO-PR: O Corinthians colhe frutos do bom momento de Romero, mas pode ser fogo de palha. O Furacão não está passando de uma ventania. Mas o Itaquerão deve fazer a diferença e quem sabe Romero mais uma vez. Vitória do Corinthians.

TERCEIRA PRATELEIRA
COL.
MANDANTE
X
VISITANTE
P.P.
08ª
BOTAFOGO-RJ
X
SANTOS-SP
14
09ª
SPORT-PE
X
CHAPECOENSE-SC
13
10ª
PARANÁ-PR
X
CEARÁ-CE
03

NO GERAL: Aí temos na terceira prateleira o fato do menor peso possível para uma partida, peso 03. Isso ocorre quando os dois últimos colocados se enfrentam. Há duas rodadas atrás tivemos o mesmo fato entre Brasil de Pelotas e Boa. Agora são dois clubes com nomes de estados, Paraná e Ceará, ambos vindo da Série B. todas as partidas com pesos até 14, o esperado para essa prateleira.
BOTAOGO-RJ X SANTOS-SP: O nome dos dois clubes está associados ao nome do técnico Jair Ventura em sua bem sucedida aventura pelo Botafogo e não tão bem sucedida assim pelo Santos, o time que melhor investiu no pós-copa. O palpite do blog é empate.
SPORT-PE X CHAPECOENSE-SC: A Chapecoense está embrulhada no pacote da má fase do futebol catarinense com os insucessos do Joinville, que caiu para a Série D, do Criciúma que luta para fugir do fosso  do rebaixamento na Série B. O que salva o estado é o sucesso dos times da capital, que estão no G-4 da Série B. Se Chapecoense resistir o fosso e Avaí e Figueirense voltar para o primeiro patamar, teremos três times catarinense de novo no topo do futebol brasileiro. O Sport é aquele clube que busca sobreviver na Série A. Arriscamos um empate.
PARANÁ-PR X CEARÁ-CE: Enfim uma partida que apesar de ter peso mínimo, deve ser interessante. O Ceará vive sua Via-crucis para sair do fosso e respirar um pouco e fugir da possibilidade de ser trocado no topo pelo seu maior rival. Cair ao passo que os dois outros clubes da capital cearense correm o risco de subir. O Ferroviário, na D, já fez a sua parte e disputa amanhã a final, está com uma mão na taça. Já o Paraná, junto com seu conterrâneo, Atlético, corre o risco de cair também. Há uma possibilidade da Terra das Araucárias ter cinco clubes na B na próxima edição. O Operário de Ponta Grossa pode subir, só falta um mata-mata, enquanto os dois times da B não estão no G-4. Apostando num empate.


PELA ÓTICA DOS PATAMARES

         De acordo com a classificação atual temos os confrontos dentro e entre os patamares:
CONFR.
MANDANTE
X
VISITANTE
COL.
A X A
GRÊMIO-RS
X
FLAMENGO-RJ
01ª
A X A
ATLÉTICO-MG
X
INTERNACIONAL-RS
02ª
A X B
SÃO PAULO-SP
X
VASCO DA GAMA-RJ
03ª
A X B
AMÉRICA-MG
X
PALMEIRAS-SP
04ª
B X B
VITÓRIA-BA
X
CRUZEIRO-MG
05ª
B X C
FLUMINENSE-RJ
X
BAHIA-BA
06ª
B X C
CORINTHIANS-SP
X
ATLÉTICO-PR
07ª
B X C
BOTAFOGO-RJ
X
SANTOS-SP
08ª
B X C
SPORT-PE
X
CHAPECOENSE-SC
09ª
C X C
PARANÁ-PR
X
CEARÁ-CE
10ª


O que temos é dois confrontos dentro do patamar A e apenas um confronto dentro do patamar B e um dentro do C.
Não temos confronto entre os patamares B e C. E temos confrontos recorrentes, quatro, entre os patamares B e C. Assim se configura a 17ª rodada.

ATENÇÃO LEITORES: Se você é torcedor e gosta de escrever sobre futebol, escreva um texto sobre o que você acha da campanha do seu clube no primeiro turno e envia para blogmutum@gmail.com.


VEJA A PRÉ-RODADA DA SÉRIE B: DÉCIMA NONA RODADA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário