domingo, 13 de setembro de 2015

CICLISMO: O FINAL DA VOLTA

NOTA DO BLOG: Reproduzimos a postagem feita pela bikemagazine sobre a volta da Espanha.

Vuelta: Degenkolb vence última etapa; Fabio Aru é o campeão
 set 13, 2015  


Fabio Aru, com Purito e Majka, no pódio final da Vuelta 2015 Foto:© Graham Watson/Unipublic
John Degenkolb (Giant-Alpecin) venceu neste domingo (13 de setembro) a etapa final da Volta a Espanha, em Madrid, um prêmio de consolação para a equipe, que perdeu a camisa vermelha que estava com Tom Dumoulin um dia antes. Na classificação geral, o italiano Fabio Aru (Astana) confirmou o título de campeão e comemorou seu primeiro Grand Tour, aos 25 anos. “Hoje um sonho se tornou realidade, um sonho que começou quando ainda era criança”, emocionou-se Aru.

Na chegada, a Giant-Alpecin fez um bom trabalho para embalar Degenkolb no último quilômetro. O sprintista alemão estava “devendo” essa e aproveitou. Danny van Poppel (Trek) foi o 2º e Jean-Pierre Drucker (BMC) ficou em 3º. A etapa percorreu 98,8 quilômetros, de Alcalá de Henares a Madrid.
Na etapa, um grupo com seis atletas escapados, formado por Ben King (Cannondale-Garmin), Matteo Montaguti (AG2R La Mondiale), Omar Fraile (Caja Rural-Seguros RGA), Laurent Pichon (FDJ), Carlos Verona (Etixx-QuickStep) e Giovanni Visconti (Movistar), abriu, mas o pelotão o alcançou na penúltima volta do circuito em Madrid.


Na chegada, Degenkolb, que venceu a última etapa da Vuelta também em 2012, lembrou que o clima na equipe estava abalado depois do dia anterior. “O mundo inteiro viu que estávamos dando tudo para defender a camisa vermelha e não conseguimos, nós perdemos a camisa e o pódio e isso foi uma grande decepção. Estávamos todos chateados”, disse. “Agora podemos ir para casa com um sentimento positivo, pois foi uma Vuelta impressionante e conquistamos o 6º lugar na geral (Dumoulin) e vencemos três etapas”, completou.

Até mesmo Dumoulin conseguiu aliviar a decepção ao ser eleito o mais combativo da Vuelta 2015 e ser festejado no pódio, montado  na Plaza de Cibeles, ponto tradicional de reunião dos torcedores do Real Madrid. “Eu não quero e não posso ficar triste, vencemos a etapa e John merecia esta vitória, porque ele trabalhou duro para mim ao longo das três últimas semanas. Não, eu não posso ficar triste”, disse.
Dumoulin cumprimenta Fabio Aru na largada da última etapa


Mas a grande estrela da última etapa era Fabio Aru, que encerrou a competição com 57 segundos de vantagem para Joaquim Rodriguez. O polonês Rafal Majka (Tinkoff-Saxo) ficou em 3º, a 1min09s. O título de Aru veio após uma competição marcada por polêmicas em sua equipe, a principal delas a expulsão de Vincenzo Nibali, logo no início, depois do atleta ser flagrado agarrado ao carro da equipe para ganhar tempo.
Na classificação geral, dois colombianos dividiram as emoções. Nairo Quintana (Movistar), 4º colocado, a 1min42s, deixou todo mundo em suspense e assim se manteve. Já Esteban Chaves (Orica-GreenEdge), que foi o 5º, a 3min10s, se tornou sensação ao vestir a camisa vermelha no início da competição.

O dia era de festa, mas Alejandro Valverde (Movistar) resolveu quebrar o protocolo ao faturar o sprint intermediário da etapa e tirar a camisa verde de campeão por pontos de Joaquim “Purito” Rodriguez (Katusha). Já Omar Fraile (Caja Rural-Seguros RGA) levou para casa a camisa de bolinhas que conquistou logo na primeira semana. Entre as equipes, a Movistar foi a 
campeã.


TEVE BRASILEIRO NA VUELTA

Murilo Fischer na 12ª etapa da Vuelta Foto:Pressesports


O brasileiro Murilo Fischer (FDJ) completou a Vuelta, que disputou pela terceira vez – tanto em 2011 quanto em 2014 não concluiu. Na última etapa, chegou a 41 segundos de Degenkolb, na 110ª posição. Na classificação geral, encerrou em 156º lugar. Esta foi sua 11ª competição Grand Tour, um recorde histórico para o ciclismo nacional. O brasileiro também esteve em 5 edições do Giro D’Itália (de 2010 a 2015), em 3 edições do Tour de France (2007, 2008 e 2013).

TOP 10 DA 21ª ETAPA
1 – John Degenkolb (Ale) Team Giant-Alpecin 2:34:13
2 – Danny Van Poppel (Hol) Trek Factory Racing m.t.
3 – Jean-Pierre Drucker (Lux) BMC Racing Team m.t.
4 – Daryl Impey (Afs) Orica GreenEDGE m.t.
5 – Tosh Van der Sande (Bel) Lotto Soudal m.t.
6 – Maximiliano Richeze (Arg) Lampre – Merida m.t.
7 – Nikolas Maes (Bel) Etixx – Quick Step m.t.
8 – Kristian Sbaragli (Ita) MTN – Qhubeka m.t.
9 – Kévin Réza (Fra) FDJ m.t.
10 – Tom Van Asbroeck (Bel) Team LottoNL-Jumbo m.t.

TOP 10 CLASSIFICAÇÃO GERAL FINAL
1 – Fabio Aru (Ita) Astana Pro Team 8:36:13
2 – Joaquim Rodriguez (Esp) Team Katusha 0:00:57
3 – Rafal Majka (Pol) Tinkoff-Saxo 0:01:09
4 – Nairo Quintana (Col) Movistar Team 0:01:42
5 – Esteban Chaves (Col) Orica GreenEdge 0:03:10
6 – Tom Dumoulin (Hol) Team Giant-Alpecin 0:03:46
7 – Alejandro Valverde (Espa) Movistar Team 0:06:47
8 – Mikel Nieve (Esp) Team Sky 0:07:06
9 – Daniel Moreno Fernandez (Esp) Team Katusha 0:07:12
10 – Songezo Jim (Afs) MTN – Qhubeka 0:10:26

FONTE: http://www.bikemagazine.com.br/2015/09/vuelta-degenkolb-vence-ultima-etapa-fabio-aru-e-o-campeao/

VEJA O VIDEO DA ESPN EM
http://espn.uol.com.br/video/542850_com-ajuda-da-equipe-fabio-aru-se-distancia-de-dumoulin-e-fatura-a-volta-da-espanha

Nenhum comentário:

Postar um comentário